quinta-feira, 26 de maio de 2011

Gênero Textual - Receita


Espaguete com brócolis e tomate seco

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 4
Dificuldade: Fácil
Categoria: Massa
Calorias: 320


Ingredientes

. 400 g de espaguete
. 2 colheres (sopa) de azeite
. 1 dente de alho picado
. 1 xícara (chá) de brócolis cozidos
. Tomate seco em tirinhas a gosto
. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

1. Cozinhe o macarrão até ficar al dente (macio, porém firme). Escorra e reserve.

2. Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e refogue o alho até dourar.

3. Junte os brócolis e o tomate seco.

4. Tempere com sal e pimenta-do-reino.

5. Ponha o macarrão, misture levemente e sirva.



No post de hoje falaremos sobre comida?? 
Não, não =)
Hoje falaremos sobre um gênero textual específico... a receita culinária.

Explicando o Gênero Textual:
     A receita é um gênero textual que apresenta duas partes bem definidas – ingredientes e modo de fazer -, que podem ou não vir indicadas por títulos. A primeira parte apenas relaciona os ingredientes, estipulando as quantidades necessárias, indicadas em gramas, xícaras, colheres, pitadas, etc.
     No modo de fazer, os verbos se apresentam quase sempre no modo imperativo (o modo verbal que expressa ordem, conselho, etc.), pois essa parte indica, passo a passo, a seqüência dos procedimentos e da junção dos ingredientes a ser seguida para se obter o melhor resultado da receita – no caso, pastéis de forno recheados de goiaba. Às vezes, o imperativo é substituído pelo infinitivo, como, por exemplo, “Preparar a massa: misturar com as pontas dos dedos [...]”, “Aos poucos, abrir pequenas porções da massa [...]”, etc.
     Uma receita pode apresentar outras informações, como grau de dificuldade, tempo médio de preparo, rendimento, calorias, etc. Pode, ainda, conter dicas para decoração ou para variações.
     Nesse gênero textual costuma-se empregar uma linguagem direta, clara e objetiva, pois sua finalidade é levar o leitor ou cozinheiro a obter sucesso no preparo de prato culinário.

Questionamentos:

     Agora que você já sabe um pouco mais sobre este gênero textual, aponte em seus comentários algumas das características principais (linguagem formal ou informal, tempo verbal predominante, sua estrutura) que podemos encontrar neste gênero. Ahh, nos diga também quais outros gêneros textuais você conhece! Quais você mais utiliza no seu dia-a-dia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário